Busca Inteligente
Clique para ativar o zoom
abrindo...
Nós não encontramos resultados desta vez...
aumentar mapa
Ver Tipo de Mapa Ruas e Facilidades Satélite Satélite e Facilidades Terrenos Minha Localização Tela Cheia Anterior Próximo
Veja o que encontramos para você

ITBI: o que é e por que pagar?

Enviado por Geysa Xavier em dezembro 28, 2020
0

O Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um imposto que deve ser pago por quem compra um imóvel, o cálculo representa um % sobre o valor do imóvel e varia conforme a região. É importante atentar-se a ele para que não seja uma surpresa desagradável no fechamento da compra.

O ITBI é de competência municipal, o que significa que ele deve ser pago ao município onde estiver situado o imóvel. Ou seja, por ser um tributo municipal, a Constituição Federal estabelece que cada prefeitura tem a autonomia para definir as regras sobre a cobrança desse imposto. Sendo assim, cada cidade pode determinar o valor da alíquota que será usada como base de cálculo. Nos grandes centros urbanos, por exemplo, as taxas variam entre 2% e 3%.

Em São Paulo, a alíquota do ITBI é 3% . Assim, a comercialização de um imóvel com valor venal de R$ 700 mil teria incidência de R$ 14 mil. Um valor que pode pesar bastante no bolso do comprador.

Mas por que devo pagar o ITBI?

É necessário pagar o tributo para que haja a transferência de propriedade do imóvel. Sem o a quitação do ITBI não é possível oficializar a venda. Ou seja, ainda que você tenha pagado pelo imóvel a documentação continuará em nome do antigo proprietário.

Sendo assim, o ITBI é importante para regularizar o imóvel nos registros públicos e garantir o acesso a serviços como asfaltamento das ruas, coleta de lixo, instalação e abastecimento de água e luz, entre outros.

Além disso, por se tratar de uma taxa cobrada pela Prefeitura Municipal, os recursos arrecadados pela cobrança do ITBI são utilizados para o benefício dos próprios munícipes (ou pelo menos deveria), assim como o IPTU.

ITBI na região de São Paulo – SP

Se você pretende adquirir um imóvel na cidade de São Paulo ou municípios vizinhos e não sabe qual é a taxa do tributo, nós te daremos uma mãozinha. Segue abaixo uma tabela com as taxas de alguns municípios.

Ficou alguma dúvida? deixe um comentário!

Deixe uma Avaliação

Fique tranquilo. Seu endereço de email não será publicado.

  • Busca Inteligente

  • Nossos Imóveis

  • Restabelecer a senha

Comparar Imóveis