A Casa Guilherme de Almeida é um centro cultural e patrimonial dedicado à preservação e divulgação da vida e obra do poeta e intelectual brasileiro Guilherme de Almeida. Localizada em uma bela residência no bairro de Higienópolis, em São Paulo, a casa abriga um rico acervo de documentos, livros, fotografias e objetos pessoais do poeta, além de uma biblioteca especializada em literatura brasileira.
A Casa Guilherme de Almeida oferece uma variedade de atividades culturais, como exposições, oficinas, palestras, recitais e debates, que visam a promoção da literatura, da arte e da cultura brasileira. A instituição também promove a formação de novos públicos, através de programas educacionais e de extensão, que visam a aproximação da literatura e da cultura com as escolas e as comunidades locais.
Além da sua missão cultural, a Casa Guilherme de Almeida é também um importante centro de pesquisa e estudos, dedicado à preservação e ao estudo da vida e obra do poeta e intelectual brasileiro. A instituição oferece um ambiente propício ao estudo e à pesquisa, com uma equipe de especialistas e uma infraestrutura adequada à realização de trabalhos acadêmicos e científicos.
Seja para conhecer a vida e obra de um dos mais importantes poetas e intelectuais brasileiros, para participar de atividades culturais e artísticas ou para realizar pesquisas e estudos, a Casa Guilherme de Almeida é uma instituição de referência no cenário cultural e patrimonial de São Paulo e do Brasil. Venha descobrir a Casa Guilherme de Almeida e experimente a magia da literatura e da cultura brasileira em um ambiente único e inspirador.
Ieda leite saiki
6 meses atrásLugar acolhedor quem nos recebeu foi a Ana Paula nos proporcionou um tour guiado excelente, contou sobre a casa fatos sobre Guilherme de Almeida e sobre a mulher, o patrimônio está impecável, são inúmeras obras de arte, o espaço oferece guarda volumes, banheiro e bebedouro. Visite a casa seja acolhido de forma doce e singela tal qual fomos acolhidos.
Janaina Guedes
5 meses atrásNão conhecia a história dessa figura tão importante para a história brasileira. Guilherme ocupou a cadeira da academia brasileira de Letras, lutou na Revolução Constitucionalista, escreveu no obelisco do Ibirapuera, era jurista, amigo próximo de Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Mario de Andrade, além de autores de diversos livros. A casa está muito bem conservada e fui muito bem recepcionada pelo segurança e posteriormente pela guia que explicou toda a história da Casa. Vale muito a pena conhecer e é gratuito.
Letícia Novais
um ano atrásAdorei passar o restinho do meu Domingo cultural conhecendo esse poeta, jornalista, advogado, tradutor! A entrada é gratuita, se você estiver com bolsa ou mochila terá que deixar no armário de guarda volumes. Daí pode entrar com o celular, tirar foto sem flash. Lá tem bebedouro, um banheiro para deficientes e outro que funciona como unissex, com sabonete líquido, papel, álcool em gel, espelho. O lugar é totalmente limpo, tem desumidificador em alguns cômodos da casa, a minha visita foi guiada pela Débora, uma ótima profissional, paciente, atenciosa que me explicou toda história do Guilherme e seu conhecimento sobre o Museu. Não tenho do que reclamar!! Vale muito a pena a visita, você pode ir até lá para participar de cursos, ler os livros que estão no acervo ou simplesmente só estudar…se informe pelo site, e-mail deles, super recomendo!
Luan Santos Silva
11 meses atrásIncrível e pouquíssimo falado. A casa é linda, os itens expostos são lindos e a visita guiada é muito boa. Visitei sozinho e fui muito bem recebido e bem acompanhado durante todos os espaços, alem das ótimas explicações. Estudei numa escola chamada Guilherme de Almeida e não fazia ideia de quem era, agora sei! Vale muito a visita Se for corajoso, da pra emendar com o rapel na Sumaré que é próximo
Vegana Sem Glúten
um mês atrásAdorei a visita, o monitor é fantástico, conhece muito, explica tudo. Visita é gratuita e no final ainda ganhamos um trecho de alguma obra do Guilherme de Almeida. A casa está praticamente do jeito que moravam. Tem algumas modificações mas dá pra imaginar eles vivendo ali, como era na época. Interessante conhecer mais sobre a história do Guilherme de Almeida que não tinha ouvido falar e deixou muitas contribuições na escrita, tradução, artes etc. É bem na área residencial. Então, se for de carro, geralmente tem lugar para parar na rua mesmo. Descobri por acaso fuçando o Maps.