Busca Inteligente
Clique para ativar o zoom
abrindo...
Nós não encontramos resultados desta vez...
aumentar mapa
Ver Tipo de Mapa Ruas e Facilidades Satélite Satélite e Facilidades Terrenos Minha Localização Tela Cheia Anterior Próximo
Veja o que encontramos para você

Por que comprar um imóvel é um investimento?

Enviado por Danillo Rios Corretor em abril 28, 2021
0

O setor imobiliário é, historicamente, uma das formas mais tradicionais de investimento. Sejam empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos. Porém, muitas pessoas acreditam que adquirir um imóvel para moradia não é considerado um investimento, o que não é verdade.

 

Os imóveis possuem características diferentes da maioria dos investimentos. É uma propriedade, um bem concreto que, na maioria dos casos, se valoriza ao longo do tempo.

 

Ao comprar uma casa, apartamento ou sala para uso próprio, o comprador não usufrui diretamente de rendimentos, como quem compra para alugar, por exemplo. No entanto, diversos outros benefícios surgem em decorrência de uma boa aquisição:

 

Aumento do patrimônio e garantias

Imóveis são investimentos em patrimônio. Um bom imóvel pode servir como garantia para outros investimentos, empréstimos com taxas mais baixas, dentre outros. Se você um dia precisar de recursos para abrir uma empresa, por exemplo, possuir um imóvel pode facilitar o processo e ainda reduzir os juros.

 

Além do mais, ao longo da vida, muitas mudanças podem ocorrer, prioridades que mudam, mudanças de trabalho, etc. Por mais que o plano seja viver para sempre no mesmo lugar, nunca se sabe o que pode acontecer. Portanto, um imóvel com maior potencial de valorização será sempre mais útil que um imóvel qualquer para acionar o plano B (alugar ou vender).

 

Menos imprevistos e dores de cabeça

Um imóvel bem construído, em áreas com boa infraestrutura, sem pendências em relação a documentação é um ótimo investimento em “tranquilidade”. Algumas pessoas, por economia ou falta de informações, compram imóveis sem a devida documentação acreditando que, por não terem interesse em revender, pode ser deixado de lado. Não é bem assim.

 

Os documentos garantem que não há nenhum impedimento na construção, impostos atrasados, dentre outras coisas. Garante, por exemplo, que o imóvel não foi construído em um área invadida, de risco ou de proteção ambiental. Nesse caso, o comprador corre o risco de perder o próprio imóvel, ter que pagar novamente por ele ou na melhor das hipóteses arcar com alguma multa. Não compensa arriscar, não é mesmo?

 

Renda extra

 

O consumo consciente e a economia compartilhada é uma tendência que tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Aplicativos de troca de serviços, divisão de combustível em viagens, estão cada vez mais populares. E para hospedagem não poderia ser diferente. Quem nunca ouviu falar no famoso AirBnb? Você pode alugar um quarto por alguns dias ou a casa toda quando for viajar.

 

Mas é claro que para atrair mais hóspedes sua casa precisa ser bem localizada (seja para lazer ou negócios), ser segura, além de outros atrativos para quem está de passagem pela cidade. Todos esses detalhes, ainda que o imóvel não seja comprado com esse objetivo, fazem parte dos critérios para uma boa compra, pois valorizam o imóvel.

 

Por isso é importante que ao escolher a casa própria, ainda que seja o sonho de uma vida inteira, o proprietário não escolha o imóvel tendo como base apenas critérios emocionais ou pessoais. É preciso observar algumas características para se fazer uma boa compra, como:

 

  • Localização: a proximidade a serviços de primeira necessidade e facilidade de transporte facilitam a vida e valorizam o imóvel.
  • Documentação: não compre sem a devida documentação. Contrate um profissional especializado.
  • Estrutura do imóvel: pequenas avarias podem se tornar grandes prejuízos.
  • Infraestrutura da região: rede de esgoto, iluminação pública, condições das vias, etc.
  • Potencial de valorização: ainda que não pretenda vender, a valorização do imóvel aumenta seu patrimônio.

Ainda tem dúvidas de que sua casa própria é um bom investimento? Entre em contato conosco e conheça nossas opções!

 

Deixe uma Avaliação

Fique tranquilo. Seu endereço de email não será publicado.

  • Busca Inteligente

  • Nossos Imóveis

  • Restabelecer a senha

Comparar Imóveis